MedAves Pesca
  • notícias
  • +info
  • contactos

NOTÍCIAS

Censos de aves marinhas no navio “Miguel Oliver”

25/3/2021

0 Comentários

 
Mais uma vez, um dos técnicos da SPEA participou na campanha de investigação “PELAGO” do IPMA com a finalidade de fazer censos de aves marinhas. O percurso começou em Cádis e terminou em Vigo e no total foram percorridas 2.634 milhas. As contagens foram realizadas de sol a sol em percursos previamente definidos durante 21 dias. No total foram registadas 24 espécies de aves marinhas, 2 de aves limícolas, 10 de aves terrestres, 4 de cetáceos e 2 de tartarugas. Foram observados milhares de indivíduos que nos nossos mares habitam ou se encontram de passagem, alimentando-se e repousando. A espécie mais registada foi o alcatraz sendo visto ao longo de toda a costa portuguesa. Na costa algarvia as gaivotas-de-audouin marcaram a sua presença majestosa e no norte os airos e as tordas-mergulheiras tiveram o seu protagonismo. O avistamento surpresa ocorreu mesmo no fim da viagem com a observação de um gaivotão-branco a alimentar-se das rejeições do navio. Também foi uma surpresa a passagem das orcas ao largo de Sesimbra e o avistamento de duas dezenas de tartarugas bobas na costa algarvia.
Percorrer toda a costa permite-nos obter dados preciosos. Podemos perceber que espécies estão em declínio e obter informação sobre as migrações e o comportamento das aves marinhas. 
Imagem
0 Comentários

1ª Reunião de Comissão de Acompanhamento do projeto Anzol+

5/2/2021

0 Comentários

 
 ​No passado dia 04 de fevereiro, decorreu a 1ª reunião de Comissão de Acompanhamento do Anzol+, liderada pela SPEA. Foi discutido o Referencial de Sustentabilidade, o estado das populações-alvo de pescado e os resultados da caracterização e da primeira avaliação da pesca à linha na Reserva Natural das Berlengas. A reunião foi bastante produtiva, surgiram opiniões construtivas e questões relevantes das várias partes interessadas. O principal objetivo da Comissão de Acompanhamento é seguir o processo de valorização do pescado capturado pela frota Anzol+.
É neste tipo de iniciativas que juntamos o conhecimento técnico dos cientistas com o prático dos pescadores, trabalhando assim num cenário mais realista e benéfico para todos.
Esta reunião contou com a participação de diversas entidades públicas (com competências na gestão e controlo das pescas), com representantes da academia (MARE-IPLeiria), da sociedade civil (Sciaena) e com os representantes dos pescadores e do sector das pescas.
Imagem
0 Comentários

Entrevistas a entidades para responder aos critérios do referencial de sustentabilidade do Anzol+

27/1/2021

0 Comentários

 
A pandemia não parou o nosso trabalho. Nas últimas semanas para além da realização de inquéritos aos pescadores que operam com arte de anzol nas ilhas Berlengas, reunirmos virtualmente com variadas entidades desde a Capitania de Peniche, a Docapesca, a DGRM, o IPMA, a Camara Municipal de Peniche, entre outros. O objetivo para além de apresentar o projeto foi fazer um conjunto de questões relacionadas com o domínio de gestão da pescaria alvo para responder aos critérios que são necessários para sustentar o referencial de sustentabilidade (ou seja, as medidas que os pescadores envolvidos no projeto terão que seguir para que o pescado capturada na Reserva Natural das Berlengas seja valorizado). Precisamos que os critérios sejam respondidos tendo em conta a realidade da pesca de Peniche e para um maior rigor teremos em conta o conhecimento das entidades locais. Um trabalho conjunto é sempre uma mais valia na robustez de qualquer trabalho e no Anzol+ pretendemos incluir todas as partes interessadas nas várias etapas.
Para mais informação sobre o projeto: Anzol+ (spea.pt)
Imagem
0 Comentários

Os embarques para testar medidas de mitigação estão quase a terminar!

25/1/2021

0 Comentários

 
​O projeto MedAves encontra-se na fase final e os embarques para testar medidas de mitigação estão quase a terminar. Em breve divulgaremos os resultados sobre a eficácia das medidas usadas:
  1. Luzes sinalizadoras em redes de emalhar;
  2. Papagaio afugentador em palangre e redes de emalhar.
Também será analisada a acessibilidade da medida com base em entrevistas realizadas aos mestres que colaboraram no projeto.
A nossa missão é encontrar soluções que contribuam para uma redução da captura de aves marinhas nas artes de pesca. O equilíbrio entre a vida selvagem e o setor da pesca é crucial para um oceano sustentável.
Imagem
0 Comentários
<<Anterior

    Arquivo

    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

PROMOTOR
Picture
PARCEIRO
Picture
FINANCIADO POR
Picture
Med Aves Pesca - © SPEA, 2019
Proudly powered by Epopeia Brands™ |  Make It Happen
  • notícias
  • +info
  • contactos