A SPEA foi convidada para integrar o programa de atividades do grupo INATEL que visa sensibilizar e promover a cidadania. No inicio do mês de maio ocorreram sessões de formação no hotel Star Inn de Peniche com participantes com mais de 55 anos. O principal objetivo foi dar a conhecer a SPEA e os seus projetos de conservação na ZPE das Berlengas. A primeira sessão teve foco no projeto Life Berlengas e a segunda no trabalho com a comunidade piscatório para combater a problemática das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca. Os participantes mostraram-se animados e curiosos. Este tipo de iniciativas são uma mais valia para aproximar um público diferente ao nosso trabalho e para o sensibilizar para realidades que muitos deles desconhecem.
0 Comments
De entre as medidas testadas no projeto MedAves Pesca, o papagaio afugentador demonstrou ser particularmente eficaz a prevenir capturas de aves nas redes de emalhar. Quando os pescadores usaram o papagaio afugentador, significativamente menos aves interagiram com a embarcação, reduzindo assim a probabilidade das aves serem capturadas durante a largada das redes. Este dispositivo parece também ter efeitos positivos na pesca de palangre, embora sejam necessários mais estudos para o comprovar cientificamente.
Financiado pelo programa operacional Mar2020, o projeto MedAves Pesca chegou ao fim dia 30 de abril, com um evento de encerramento em que foram apresentados os resultados do projeto e no qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e Dina Ferreira, Gestora do Programa Operacional Mar2020. Durante o evento foi inaugurada a exposição de fotografia “Pescadores e aves marinhas, aliados por um mar sustentável”, que tem o apoio da Docapesca e da Câmara Municipal de Peniche e retrata a faina dos pescadores que têm colaborado nos projetos de conservação de Natureza que a SPEA tem vindo a desenvolver na região. Para já, a exposição está patente na lota do porto de pesca de Peniche, mas a SPEA, o município e a Docapesca estão a explorar opções para a tornar acessível a todos num futuro próximo. |