Os embarques para monitorização de capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca continuam e o papagaio afugentador tem sido testado na arte do palangre. As capturas continuam e é urgente investir em formas de as diminuir. A boa noticia é que até agora não ocorreram capturas próximas do dispositivo afugentador e isso pode ser um indicio de que ele é de facto eficaz. Por aqui, vamos continuando a trabalhar em conjunto com os pescadores locais para vencer esta problemática.
0 Comentários
O “Life Ilhas Barreira” é um projeto bastante completo no que diz respeito a ações de conservação. Um dos seus objetivos é o estudo e monitorização das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca. Para esse efeito, observadores irão a bordo para registar a ocorrência destes episódios indesejados. Para além do registo de capturas é feito um levantamento de dados relativos à pescaria e ao número de aves marinhas que interagem com a embarcação nos vários eventos. Técnicos da SPEA rumaram a Olhão para acompanhar os novos elementos da equipa e para esclarecer todas as dúvidas que surgissem tanto na identificação de espécies como no preenchimento de formulários. Foram dois dias de mar “chão” com uma tripulação muito bem-disposta. Desde já o meu obrigada pelo maravilhoso acolhimento da embarcação “Mar Verde”.
Texto de Elisabete Silva A cagarra ou pardela-bico-amarelo é uma espécie muito acarinhada por todos. Esta ave é muito especial pela sua agilidade no mar. Os pescadores gostam muito de apreciar o seu voo suave e a sua vocalização invulgar durante a noite. É possível avista-la a partir de março que corresponde à altura em que ocupa os ninhos no arquipélago das Berlengas e ficam na nossa costa até outubro quando os juvenis já têm a capacidade de voar. Nidificam em cavidades ou tocas e colocam apenas um ovo por ano. É uma espécie de estatuto “Vulnerável” porque tem uma população pequena e bastante localizada (Berlengas, Açores e Madeira). Uma das suas ameaças é a interação com as artes de pesca (essencialmente palangre) e no âmbito deste projeto “MedAves Pesca” tem sido feita a monitorização desta problemática.
|