MedAves Pesca
  • notícias
  • +info
  • contactos

NOTÍCIAS

As capturas acidentais de aves marinhas continuam…longe do “nosso” papagaio

27/7/2020

0 Comentários

 
​Os embarques para monitorização de capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca continuam e o papagaio afugentador tem sido testado na arte do palangre. As capturas continuam e é urgente investir em formas de as diminuir. A boa noticia é que até agora não ocorreram capturas próximas do dispositivo afugentador e isso pode ser um indicio de que ele é de facto eficaz. Por aqui, vamos continuando a trabalhar em conjunto com os pescadores locais para vencer esta problemática.
Imagem
0 Comentários

Embarques de pesca em Olhão no âmbito do projeto “Life Ilhas Barreira”

10/7/2020

1 Comentário

 
​O “Life Ilhas Barreira” é um projeto bastante completo no que diz respeito a ações de conservação. Um dos seus objetivos é o estudo e monitorização das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca. Para esse efeito, observadores irão a bordo para registar a ocorrência destes episódios indesejados. Para além do registo de capturas é feito um levantamento de dados relativos à pescaria e ao número de aves marinhas que interagem com a embarcação nos vários eventos. Técnicos da SPEA rumaram a Olhão para acompanhar os novos elementos da equipa e para esclarecer todas as dúvidas que surgissem tanto na identificação de espécies como no preenchimento de formulários. Foram dois dias de mar “chão” com uma tripulação muito bem-disposta. Desde já o meu obrigada pelo maravilhoso acolhimento da embarcação “Mar Verde”.
Texto de Elisabete Silva
Imagem
1 Comentário

A cagarra

10/7/2020

0 Comentários

 
A cagarra ou pardela-bico-amarelo é uma espécie muito acarinhada por todos. Esta ave é muito especial pela sua agilidade no mar. Os pescadores gostam muito de apreciar o seu voo suave e a sua vocalização invulgar durante a noite. É possível avista-la a partir de março que corresponde à altura em que ocupa os ninhos no arquipélago das Berlengas e ficam na nossa costa até outubro quando os juvenis já têm a capacidade de voar. Nidificam em cavidades ou tocas e colocam apenas um ovo por ano. É uma espécie de estatuto “Vulnerável” porque tem uma população pequena e bastante localizada (Berlengas, Açores e Madeira). Uma das suas ameaças é a interação com as artes de pesca (essencialmente palangre) e no âmbito deste projeto “MedAves Pesca” tem sido feita a monitorização desta problemática. 
Imagem
0 Comentários

    Arquivo

    Setembro 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

PROMOTOR
Picture
PARCEIRO
Picture
FINANCIADO POR
Picture
Med Aves Pesca - © SPEA, 2019
Proudly powered by Epopeia Brands™ |  Make It Happen
  • notícias
  • +info
  • contactos